Toshiba_Logo NV Tecnologias e Sistemas de Informação Lda

Calor, água, falhas elétricas, pó e quedas são dos principais fatores que levam à perda de dados importantes dos nossos aparelhos eletrónicos (smartphones e máquinas fotográficas). Para que se minimize tais riscos, há que ter em conta um Plano B.

Muitas das fotografias tiradas em férias não são imediatamente publicadas nas Redes Sociais e como tal, caso aconteça algum percalço com o Smartphone/ câmara (caírem na água, entrada de poeiras), as fotos poderão ser perdidas e com poucas possibilidades de serem recuperadas. Assim, aqui seguem alguns conselhos da Toshiba:

– Módulo WLAN compatível com HDD/SSD: permite a conexão entre os smartphones/ câmaras e o Disco Externo, de uma maneira simple e acessível. Com o nosso Smartphone poderemos carregar/descarregar photos para o HDD/SSD sem necessidades de cabos, servindo o módulo WLAN como intermediário.

– Cartão SD Card: Practicamente indestrutíveis, “leves como uma pena”, com capacidades até 128gb e a preços cada vez mais acessíveis. Caso o Smartphone o permita, é sempre aconselhado guardar as fotografias num dispositivo externo (como o SD Card), pois garante-se que independamente do que acontecer ao smarpthone, o cartão SD não perderá dados.

– Discos Rígidos Externos: A solução mais conhecida de todos, onde o preço por GB é acessível a todas as carteiras, dimensões cada vez mais reduzidas e permite capacidades até 6TB para o utilizador doméstico. Tem o inconveniente dos dados terem de ser obrigatoriamente passados por cabo, o que pode complicar a tarefa caso seja esquecido em casa.

– Armazenamento na Cloud: A escolha é vasta (Google Cloud, DropBox, OneDrive, entre outras) e oferece pelo menos 1GB ou 2GB totalmente gratuitos. Tem a grande vantagem de se poder aceder de qualquer sítio fora de casa, com o inconveniente dos tempos de upload serem algo demorados, especialmente quando a ligação à internet é lenta e limitada. Apesar do risco de se perder informação ser mínimo, podem estar sujeitos a ataques online maliciosos.

Poderemos assim concluir que não existem soluções perfeitas – o segredo para evitar males maiores é ter um segunda solução sempre disponível, caso o plano A não corra como previsto.

Tem outras soluções? Envie-nos e publicaremos no nosso site!