Este artigo visa clarificar a importância da escolha de um papel de boa qualidade para a obtenção de resultados satisfatórios na impressão de documentos.

Por vezes, recebemos a pergunta se o tipo de papel adquirido poderá influencionar a qualidade de impressão do equipamento (fotocopiadora ou impressora multifunções).

Ao longo de 20 anos de atividade, e a trabalhar maioritariamente com Equipamentos de Impressão Toshiba, poderemos constatar que a qualidade de impressão tanto em texto como em fotografia, evolui significativamente em duas décadas. Para ambiente de escritório, uma típica Toshiba E-Studio 2555c (25 páginas por minuto), irá de encontro às necessidades dos utilizadores mais exigentes, mesmo quando o documento é preenchido com fotografia. No entanto, para atingir os melhores resultados de impressão (e tendo em conta que o equipamento etá devidamente calibrado), a diferença de qualidade irá variar consoante o tipo de papel utilizado.

Nas imagens em anexo, poderá ver-se as diferenças de impressão entre um papel 70g e um papel 80g. O papel de gramagem mais espessa proporciona um maior brilho e vivacidade na imagem, enquanto que o de 70g, tem as cores mais apagadas e a espessura do papel é notoriamente inferior.